Sobre o Blog

Eu criei este Blog para compartilhar dados para a geração de informação e de conhecimento sobre a chamada Teoria da Complexidade, que, na realidade, não é uma teoria, mas um complexo de teorias – Teoria dos Fractais, Teoria do Caos, Teoria das Catástrofes, Lógica Fuzzy e outras – procedentes das Ciências Exatas que se dirigem, explicita e implicitamente, para uma visão cada vez mais aproximada da realidade, sem simplificação, sem reducionismo. Paradoxalmente, essas teorias aproximam-se das Ciências Humanas e estão sendo usadas para entender as estruturas e os processos organizacionais complexos que transcendem as teorias clássicas sobre organizações.

 

Sobre o Prof. JÚlio Torres

O Idealizador

Eu acredito que muitas pessoas vivem no passado, “chorando o leite derramado”, por isso, acabam ficando depressivas, pois o passado não existe mais, já passou, e não volta. Muitas outras vivem no futuro, esperando serem felizes quando esse futuro chegar, mas o futuro também não existe, é somente imaginação, por isso acabam ficando estressadas. Em ambos os casos, vivem continuamente infelizes. Somente o presente existe, e passa muito rápido, é somente o instante que separa o passado do futuro. Se não vivenciarmos a nossa presença, simplesmente não estamos vivendo realmente, estamos apenas passando pela vida, como num mundo de ilusões passadas e futuras. Ou seja, vivendo na infelicidade.

Eu acredito que a Realidade Fractal é transformadora e constitui um estilo de vida, Fractal Lifestyle, que faz com que exercitemos plenamente a nossa presença, e, por consequência, sejamos felizes.

Eu acredito também que o paradigma da Ciência da Complexidade, a chamada Teoria da Complexidade, nos faz vivenciar a conectividade e a interatividade que é inerente a tudo o que compõe o Universo em que vivemos, corroborando o que diz a música Wave, do nosso querido Tom Jobim: “É impossível ser feliz sozinho”.

Por acreditar nisso, eu criei a FRACTALFractal Reality Academy and Complexity Theory Application Learning, uma Academia para a aprendizagem da Realidade Fractal e para a aplicação da Teoria da Complexidade na vida das pessoas e das organizações.

Eu sou um estudioso e pesquisador da Teoria da Complexidade (FractaisCaosCatástrofes e Lógica Fuzzy) aplicada às Organizações, à Estratégia, à Gestão, à Educação e à Experiência de Ócio; sou Professor da UNIFOR – Universidade de Fortaleza, desde 1997, onde ministro a Disciplina Administração, Empreendedorismo e Inovação, na Graduação, e a Disciplina Teoria da Complexidade, na Pós-Graduação; fui Professor do Departamento de Computação da UFC – Universidade Federal do Ceará durante 35 anos, ao mesmo tempo em que fui funcionário do Banco do Nordeste, durante 20 anos, onde, entre outras funções, fui consultor e instrutor de Desenvolvimento de Equipe e Estratégia Corporativa.

Ministro Palestras, Seminários e Cursos sobre a aplicação da Teoria da Complexidade na vida das pessoas e das organizações, envolvendo Visões de Mundo, Estratégia, Gestão, Liderança e Educação.

Depois de mais de 20 anos vendo e vivenciando a transformação que as pessoas conseguem nas suas vidas depois de conhecerem e vivenciarem esse novo paradigma, eu resolvi compartilhá-lo com o maior número possível de pessoas por meio dessa fantástica tecnologia que esse paradigma nos trouxe, que é a Internet.

 

Veja a galeria completa no Instagram
About Project